quinta-feira, 13 de novembro de 2008

As mudanças na língua portuguesa

Vários pontos perdidos nas provas de gramática, e muitas pegadinhas no vestibular, nos fizeram xingar muito os acentos, hífens, trema!

No entanto, depois de passar anos entendendo porque ‘lingüiça’ tem que ter trema, agora teremos que desaprender o português!!!!!

Para mim é inconcebível pensar em escrever ‘voo’ ao invés de ‘vôo’ (meu computador ta me avisando que a primeira palavra está errada, ele também vai ter que voltar pra escola!!!!). Ou ‘ideia’ ao invés de ‘idéia’.

Se o antigo ‘pára’ (do verbo parar) e ‘para’ (preposição) agora são escritos iguais (‘para’), como é que eu vou diferenciar um do outro???? E ‘pélo’ (flexão do verbo pelar), ‘pêlo’ (substantivo) e ‘pelo’ (combinação da preposição com o artigo)??????

A impressão que eu tenho, é que estamos ficando folgados, preguiçosos! Daqui a pouco ‘blz’ vai substituir ‘beleza’, ‘nd’ vai substituir ‘nada’ e vão trocar todos os acentos por um ‘h’ no final da palavra!!!!

A geração msn/Orkut, vai ficar agradecida. Aos poucos estão matando o português!!!

Aqui estão algumas das mudanças adotadas pela reforma ortográfica.

Como não podemos evitar essas mudanças, aderi à campanha lançada por Eduardo Trindade no jornal O Globo: Adote um Trema!!!

Agora, só nos resta rir com a 'evolussaum' da nossa Língua!!!!!

Um comentário:

Sozinha² disse...

Eu, inocente, pensando que os acentos diferenciais, pelo menos, iriam ficar....
Eu também odiei essa reforma. E tem mais por vir....
Quem inventou isso? Algum linguista desocupado ou um filho mimado deles? Quem aprova um troço desses?????
Eu não sou brilhante no português, mas gosto do trema, dos acentos (exceto o grave!), da escrita correta das palavras, das pronúncias equivalentes... Agora, nem isso mais tenho!!! Voltei a ser mais uma burríssima no meio da multidão. Me sinto como o povo que sempre recriminei, por não terem vergonha na cara pra aprender as coisas certas. Vô PRA caZa de bicicReta! (Quem não teve oportunidade de estudar, eu respeito, mas gente safada preguiçosa, é vergonhoso!)
Como farei uma redação agora????? Eu não sei mais escrever!!!!!!! E não vou voltar pra escola pra aprender isso.... Fico imaginando os adolescentes, que aprenderam as coisas como nós. E agora, do nada, têm que reaprender tudo pra fazer uma redação, ou a prova toda do vestibular! Um absurdo!
Eu vou continuar escrevendo como acho certo! E quando fizer uma prova, certamente perderei vários pontos................
Que raivaaaaaaa!