terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Pra que tanta bebida? 2

Eu podia colocar isso nos comentários, mas achei importante pôr aqui na página principal!!!

Eu sou totalmente a favor da Lei Seca!

Acho que foi uma das melhores coisas que já aconteceram nesse país, desde a criação do SUS (falaremos disso em outro post)!

Até que enfim eu concordo plenamente, sem muitas ressalvas, com alguma política do Lula!

E quem é contra essa lei é hipócrita!!! E muito!

Detesto essa 'cultura' que a gente tem que beber, que quem bebe é legal, que quem não bebe é careta (=chato, antiquado)!

Eu acho que um drinkizinho uma vez ou outra tudo bem.
Mas tem gente que tem orgulho de falar que bebeu até cair! Sinceramente, eu teria vergonha se eu ficasse bêbada numa festa a ponto de cair, vomitar, correr o risco de ser molestada e outras coisitas mais!

E que necessidade é essa de que se vai sair, necessariamente tem que beber????
Dá pra aproveitar, se divertir, sem bebida! Eu garanto!

É por isso que eu também sou contra as propagandas de bebida na televisão! É isso que - não apenas, é claro - faz com que muitos jovens desde cedo pensem que o legal é 'beber, cair e levantar', e façam isso também pra ganhar o respeito da turma! Todas as propagandas de cerveja são com pessoas felizes, sol, calor, mulher gostosa, beijo na boca!!! Assim como as propagandas do cigarro antigamente passavam que é elegante e chique fumar!

"Ah, mas aí é diferente!" - Muitos vão dizer!
"Cigarro provoca câncer!" - Bebida provoca cirrose!
"Cigarro mata!" - Bebida também - que o digam os 1.091 mortos em acidentes de trânsito no Brasil em 2008, muitos dos quais devido a acidentes causados por ingestão de bebida alcoólica!

Junte a isso à 'necessidade' que alguns têm de correr no trânsito (muitos dos quais influenciados também pelas propagandas de carro!). Geralmente aqueles filhinhos de papai, que nem têm carteira de motorista mas já pegam o carro do papai pra sair no fim de semana! E o papai e a mamãe não fazem nada!

Enfim, quem não gosta dessa lei é quem não respeita seus próprios limites, quem não admite que tem limites, quem não sabe dizer 'não' pros filhinhos, quem prefere arriscar a vida de outra pessoa a passar uma noite sem beber!

Pra essa lei ficar melhor ainda só falta:

1 - não cederem ao lobby das cervejarias e da industria do álcool (praticamente impossível, eu sei - mas não custa nada sonhar!)

2 - acabar com essa babaquice da pessoa poder se recusar a fazer teste do bafômetro - foi pego cometendo infração, tem que fazer o teste e ponto! Se tem tanta certeza que não é culpado, então tá se recusando a fazer o teste por que?

3 - prender E apreender carteira de qualquer um que seja pego no teste do bafômetro. Sem multa (quanto vale uma vida?), sem fiança. Bebeu e dirigiu - perde a carteira!

4 - e mais importante: bebeu, dirigiu, cometeu acidente com vítima fatal - tem que ser homicídio doloso!!!! COM intenção de matar!!!! Beber + dirigir já deve ser automaticamente sinônimo de intenção de matar!!!

Para saber como andam as coisas, visitem o site da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.

E pra quem ainda acha que essa lei é besteira, leia a história de Jacqueline Saburido e se imagine no lugar dessa mulher (pra quem não sabe inglês, não precisa ler - é só ver as fotos!)

Pra que tanta bebida?


Ando indignada com a ânsia das pessoas em beber MUITO. E fico preocupada com o beber socialmente de hoje em dia...

Antigamente, era tão feio as pessoas beberem até cair, ou até mesmo tirarem foto com um copo de alguma bebida. Todos os olhavam meio "torto". Agora, virou moda!!! Não há um ser que não tenha na sua página de relacionamento ao menos uma foto ostentanto aquela tulipa/caneca, whatever!


Sim, sou antiquda e acho muito feio! Uma velha mesmo...


Outro dia, saí com um rapaz. Nosso contato foi brevíssimo, uns dez minutos de conversa no saguão do aeroporto, seguidos de alguns e-mails mais pessoais, reveladores. Até o dia que marcamos de nos reencontrarmos para, de fato, nos conhecermos.

Eis que, no grande dia: ele bebeu muito! (uns dez chopps em um copo de suco - pra mim, é muito!). E isso é tudo que me lembro daquele dia. Fiquei dividida entre o está muito calor e o sou realmente uma chatíssima.

No dia seguinte o moçoilo me ligou, para repetirmos o encontro. Não acreditei muito, afinal, depois da cena anterior que narrei....

Lá fui euzinha, tentar desfazer a má impressão. Saímos outra vez. Mais uma vez, muita bebida. Dessa vez eu não consegui disfarçar e mostrei que estava incomodada com tanta bebida. Ele me disse claramente que estava, sim, à procura uma companheira de copo!

Saí, elegantemente, como toda lady faria... Hoje, somos amigos e me preparo pra frequentar as reuniões do A.A., caso ele precise de ajuda.


Trabalhei há um tempão com uma menina que a diversão dela nos fins de semana era beber até passar mal e cair no gramado, estirada - com os amigos, ou sozinha.


Estudei com uma outra moça que diz não poder viver sem o choppinho. Ela deixou de pagar parte das dívidas que contraiu por não poder deixar de bater o ponto no bar. E só namora rapazes que a levam para o tradicional chopp!


Até que ponto é: vício, integração, amizade, vontade, desejo, necessidade, ... ?????

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O olhar masculino


Há muito tempo estou querendo discutir o olhar. Principalmente porque ele tem me incomodado MUITO! Na verdade, não sei se minha proposta aqui é discuti-lo a fundo. Ou reclamar da forma como olham, buscar respostas.... Já pensei muito sobre isso e continuo perdida.




Li um livro (sem fonte, não lembro!) que falava sobre a diferença entre os olhares masculino e feminino: o homem olha pra onde quer ver - ou seja: peito, bunda. Enfim, para onde ele queira obter uma visão melhor. A mulher, não. Ela olha o panorama e consegue ver detalhes que o homem não é capaz. Aí, está o "X" da questão. É muito chato, constrangedor, embaraçoso ser "vítima" de um olhar desse tipo. Primeiro a análise e a posterior cara de cachorro faminto prestes a devorar a presa me irrita.


Situações que já aconteceram: estou subindo uma escada e o cidadão que vem atrás foca apenas na minha bunda; estou passando e parece que estou atuando em um comercial de shampoo, ou cerveja. TODOS os olhares me seguem....


Cabe ressaltar que isso vale, principalmente, em um ambiente "fechado". Na rua, isso é notório, mas existem distrações (e abstrações) possíveis que desviam a atenção do olhar de "carne na feira"...

Supondo que isso aconteça em um ambiente de trabalho... Quais são os limites do assédio?? É necessária uma cantada mais explícita? Um convite, dizer que é gosssstosa? Até que ponto é razão/exagero? Quem julga isso????


Olhar é normal e eu estou overreacting?? Ou será que sou apenas uma bunda mesmo??

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Ainda no assunto...


Diz o carneiro para a ovelha:

- Tens tão pouca lã...

Diz ela:

- Mas viemos foder ou fazer tricot?

Ou F* ou sai de cima!

Eu tenho muita raiva de qualquer pessoa que nem f _ _ _, nem sai de cima. Odeio que fiquem me cozinhando!!!!!!!!! Principalmente homem! E esse é o foco hoje!
Eu não entendo o porquê, ou a motivação da pessoa ao fazer isso... Alguém me explica?
Se diz tanto que quer; afirma rolarem várias coisas, dentre elas, um "clima"; diz que ninguém presta, completa, preenche, ou tem objetivos - exceto você!! - o mesmo bla, bla, bla de sempre. Depois dessa lenga-lenga toda, por que não faz o caminho normal: chama pra sair, repete toda a hi(E)stória com cara de cachorro pidão na chuva, sem dono e com fome, tenta esconder suas reais intenções, paga a conta, liga no dia seguinte. E, se agradar, reinicia o processo???????????????????????
É o quê?? Falta de coragem??? Não acredito, já está bem velhinho pra isso. Se tivesse 18 anos, até compreenderia.

Acho que o problema é a minha curva de critério. Ou será que eu tenho algum dom para a vidência???? Eu tenho certeza que antes dos pelo menos 30 anos dele, não daríamos certo. Mas quero que ele páre de me perturbar! Ou pelo menos parar com essa palhaçadinha, pra garantir o "mercado" nos dias de baixa.

Eu gosto de homens decididos, que sabem o que querem. E arriscam. Fodem ou saem de cima. Os que têm noção exata do que estão fazendo. Timing adequado. Se gostasse de criança, ia pra uma creche, orfanato!!!!!
Então, cresce, amadurece e aparece. Se for o caso. E tenho dito!