terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O olhar masculino


Há muito tempo estou querendo discutir o olhar. Principalmente porque ele tem me incomodado MUITO! Na verdade, não sei se minha proposta aqui é discuti-lo a fundo. Ou reclamar da forma como olham, buscar respostas.... Já pensei muito sobre isso e continuo perdida.




Li um livro (sem fonte, não lembro!) que falava sobre a diferença entre os olhares masculino e feminino: o homem olha pra onde quer ver - ou seja: peito, bunda. Enfim, para onde ele queira obter uma visão melhor. A mulher, não. Ela olha o panorama e consegue ver detalhes que o homem não é capaz. Aí, está o "X" da questão. É muito chato, constrangedor, embaraçoso ser "vítima" de um olhar desse tipo. Primeiro a análise e a posterior cara de cachorro faminto prestes a devorar a presa me irrita.


Situações que já aconteceram: estou subindo uma escada e o cidadão que vem atrás foca apenas na minha bunda; estou passando e parece que estou atuando em um comercial de shampoo, ou cerveja. TODOS os olhares me seguem....


Cabe ressaltar que isso vale, principalmente, em um ambiente "fechado". Na rua, isso é notório, mas existem distrações (e abstrações) possíveis que desviam a atenção do olhar de "carne na feira"...

Supondo que isso aconteça em um ambiente de trabalho... Quais são os limites do assédio?? É necessária uma cantada mais explícita? Um convite, dizer que é gosssstosa? Até que ponto é razão/exagero? Quem julga isso????


Olhar é normal e eu estou overreacting?? Ou será que sou apenas uma bunda mesmo??

Um comentário:

Davi Machado disse...

chama-se banalidade, futilidade...
eu sempre prefiri acreditar na pureza feminina mas, o que vemos são algumas poucas mulheres que no oco do seu cérebro acham que ser desejada é ser assediada.
o desejo que defendo é o que vem do peito e não das calças. concordo com você. hoje tudo é comércio: os filhos, o amor, a arte, os sonhos e por ai vai...
já falei d+++ ^^
abraço!