terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Pra que tanta bebida? 2

Eu podia colocar isso nos comentários, mas achei importante pôr aqui na página principal!!!

Eu sou totalmente a favor da Lei Seca!

Acho que foi uma das melhores coisas que já aconteceram nesse país, desde a criação do SUS (falaremos disso em outro post)!

Até que enfim eu concordo plenamente, sem muitas ressalvas, com alguma política do Lula!

E quem é contra essa lei é hipócrita!!! E muito!

Detesto essa 'cultura' que a gente tem que beber, que quem bebe é legal, que quem não bebe é careta (=chato, antiquado)!

Eu acho que um drinkizinho uma vez ou outra tudo bem.
Mas tem gente que tem orgulho de falar que bebeu até cair! Sinceramente, eu teria vergonha se eu ficasse bêbada numa festa a ponto de cair, vomitar, correr o risco de ser molestada e outras coisitas mais!

E que necessidade é essa de que se vai sair, necessariamente tem que beber????
Dá pra aproveitar, se divertir, sem bebida! Eu garanto!

É por isso que eu também sou contra as propagandas de bebida na televisão! É isso que - não apenas, é claro - faz com que muitos jovens desde cedo pensem que o legal é 'beber, cair e levantar', e façam isso também pra ganhar o respeito da turma! Todas as propagandas de cerveja são com pessoas felizes, sol, calor, mulher gostosa, beijo na boca!!! Assim como as propagandas do cigarro antigamente passavam que é elegante e chique fumar!

"Ah, mas aí é diferente!" - Muitos vão dizer!
"Cigarro provoca câncer!" - Bebida provoca cirrose!
"Cigarro mata!" - Bebida também - que o digam os 1.091 mortos em acidentes de trânsito no Brasil em 2008, muitos dos quais devido a acidentes causados por ingestão de bebida alcoólica!

Junte a isso à 'necessidade' que alguns têm de correr no trânsito (muitos dos quais influenciados também pelas propagandas de carro!). Geralmente aqueles filhinhos de papai, que nem têm carteira de motorista mas já pegam o carro do papai pra sair no fim de semana! E o papai e a mamãe não fazem nada!

Enfim, quem não gosta dessa lei é quem não respeita seus próprios limites, quem não admite que tem limites, quem não sabe dizer 'não' pros filhinhos, quem prefere arriscar a vida de outra pessoa a passar uma noite sem beber!

Pra essa lei ficar melhor ainda só falta:

1 - não cederem ao lobby das cervejarias e da industria do álcool (praticamente impossível, eu sei - mas não custa nada sonhar!)

2 - acabar com essa babaquice da pessoa poder se recusar a fazer teste do bafômetro - foi pego cometendo infração, tem que fazer o teste e ponto! Se tem tanta certeza que não é culpado, então tá se recusando a fazer o teste por que?

3 - prender E apreender carteira de qualquer um que seja pego no teste do bafômetro. Sem multa (quanto vale uma vida?), sem fiança. Bebeu e dirigiu - perde a carteira!

4 - e mais importante: bebeu, dirigiu, cometeu acidente com vítima fatal - tem que ser homicídio doloso!!!! COM intenção de matar!!!! Beber + dirigir já deve ser automaticamente sinônimo de intenção de matar!!!

Para saber como andam as coisas, visitem o site da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.

E pra quem ainda acha que essa lei é besteira, leia a história de Jacqueline Saburido e se imagine no lugar dessa mulher (pra quem não sabe inglês, não precisa ler - é só ver as fotos!)

Um comentário:

Sozinha² disse...

Eu não sou tão radical assim. Aprovo a lei, concordo com os acréscimos, mas zero álcool, é exagero. Esperar meia hora pra bombom de licor?? Quinze minutos pro listerine????
Até porque, pra quem não tem consciência, pouco importa se tem CNH, se bebeu um ou dez copos.
Um chopp ou uma taça de vinho não farão com que alguém perca sua habilidade de dirigir com segurança.
Essa lei trouxe preuízo para os bares, que tiveram que inovar (pagar o táxi para as redondezas, investir no delivery....) pra não fechar as portas. Ok, mercado é isso aí, tem que se adaptar!
No entanto, além da imposição da lei, tem que existir, concomitantemente: conscientização, educação!!

Propagandas: qual propaganda não fala bem de um produto ruim?? Discernimento, clareza nas nossas idéias, senso crítico não podem faltar!
Se for assim, não vai poder ter propaganda da coca-cola, das sopas e shakes miraculosos que dizem fazer emagrecer...

Conclusão: aprovo a lei. Mas ainda tenho medo dos bêbados e drogados na rua.