quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A eterna companheira


Hoje de manhã quando acordei vi que seria um dia daqueles! Virei pra esquerda, virei pra direita, fiquei de bruços, de barriga pra cima, de ‘cabeça pra baixo’, e ela ainda estava lá. Dormi mais um pouquinho, achando que a causa era a falta de sono. Pura ilusão!Levantei às 9 e meia e lá estava ela, indicando que me acompanharia pelo resto do dia. Minha indesejada companheira de muitos anos e que todos vocês devem conhecer bem: a dor de cabeça.


Engraçado que não consigo me lembrar de um momento da minha vida em que ela não estivesse presente! Por mais que aparecesse de vez em quando, ela sempre esteve lá!Não era por causa da adolescência, do aparelho nos dentes, da menstruação, do estresse. Ela sempre apareceu, sem motivo, sem razão. Às vezes não me deixa fazer nada, nem dormir!!! Às vezes um simples movimento de levantar da cama ou uma pequena caminhada até a padaria faz com que ela ‘acorde’ e se manifeste.

O sofrimento era tanto que resolvi procurar ajuda. Afinal, não é normal tomar quatro Neosaldinas por dia!!!!

O neurologista era muito bom, fez um exame completo, perguntou aquelas coisas que a gente nunca sabe como responder! E me deu um diário pra anotar todos os mínimos detalhes sobre a minha dor: quando acontecia, intensidade, de que lado do cérebro, se piorava com o esforço, com a luz ou com o som. Esse diário passou a me acompanhar aonde quer que eu fosse!

Descobri que não tinha enxaqueca pois não tinha aura, nem aversão à luz ou ao som durante a crise. Na verdade o que eu tinha era uma cefaléia crônica. Passei então a fazer um tratamento preventivo com Pamelor e substituí a Neosaldina pelo Naramig. Comecei o tratamento com doses baixas (5mg diários) e depois de alguns meses cheguei a tomar 50mg por dia. Agora estou na fase de diminuir a dose, mas os efeitos não tem sido os melhores. De vez em quando ainda acordo com essa dorzinha chata, que me acompanha o dia inteiro, por mais que eu tome remédio.

Por isso, agora partirei pra outro tipo de tratamento: Reeducação Postural Global. Descobri que a causa das minhas crises pode ser a tensão formada nos músculos da cabeça, seja pelo estresse, pela má postura, ou pela posição incorreta da arcada dentária. As tensões formam os chamados trigger points ou pontos de gatilho, e é fácil localizá-los: pressione com o dedo uma região do músculo que liga o pescoço ao ombro, você vai sentir pequenos nozinhos (se estiver tensa, é claro!), ao pressionar esses nozinhos, vai perceber que a dor irradia para algumas áreas da cabeça. Eu fiz isso, e fiquei impressionada com a dor que esses pontinhos provocam!!!

Para saber mais sobre dores de cabeça, deixo uns links interessantes:
Sociedade Brasileira de Cefaléia; http://www.cefaleias.com.br/; http://www.dordecabeca.com.br/

Ah, e se você conhecer alguém que estiver mau humorado por causa de uma dor de cabeça, dê um desconto!!!! Só quem sofre com esse mal sabe como é difícil conviver com essa dorzinha irritante e constante por horas, dias, semanas, meses, anos!!!!

E pra descontrair, um videozinho do Garoto Enxaqueca!!!





3 comentários:

Sozinha² disse...

Eu acompanho essas dores de cabeça e sei como são presentes e doídas!
E posso comprovar: existe a lista que ela comentou de pouca ou muita dor, onde, fazendo o quê, quando...
Muito doido e chato!
Haja paciência e disciplina pra tomar os remédios....

Sozinha² disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sozinha² disse...

Oi! Bom dia!
Vai passar hoje 23:15 na Record um programa (acho que tipo Globo Repórter) sobre dor de cabeça:
"31/10/2008 - Câmera RECORD
As principais dores dos brasileiros

Dormir mal pode provocar dor de cabeça? Quem tem enxaqueca deve diminuir o café? Enxaqueca tem cura? Dormir no chão melhora problemas na coluna? Usar salto alto no dia-a-dia prejudica as costas? O Câmera Record desvenda os mitos e as verdades das dores que mais atingem o brasileiro.

Só para se ter uma idéia, 63 milhões de brasileiros sofrem de dor de cabeça. Os números são mais impressionantes quando o assunto é dor na coluna. Segundo a Organização Mundial de Saúde, um em cada sete brasileiros adultos já sofreu pelo menos uma vez na vida de dor nas costas. São 100 milhões de pessoas!"
Fonte: http://www.rederecord.com.br/frameset.asp?prog=126

A quem interessar possa....